segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

PINTURAS VARIADAS FEITAS EM 2007

PANO DE COPA: CRIANÇAS SÃO FASCINANTES PARA A JANETE

PAINEL EM TECIDO DE SÃO JOÃO PARA A AMIGA VIVI

TELA À ÓLEO: ESTAS ORQUÍDEAS FORAM FEITAS PRA DONA EUDEGARDES


TELA À ÓLEO: UMA HOMENAGEM PRA PROFESSORA ELIZANGELA ZAAR



TELA À OLÉO: ROSA LARANJA PRA TIA ELIANE


MEUS TRABALHOS SÃO INSPIRADOS EM ARTISTAS BRASILEIROS QUE LEVAM PARA O MUNDO UM POUCO DA NOSSA CULTURA!!!
QUE PAÍS RICO!


segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

ARTE É...

"A arte é um resumo da natureza feito pela imaginação."
( Eça de Queiroz )
"A arte é a contemplação; é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que a natureza também tem alma."
( Auguste Rodin )
"As grandes obras de arte somente são grandes por serem acessíveis e compreendidas por todos."
( Leon Tolstói )


ÓLEO SOBRE TELA PARA A AMIGA MARLI SAVEGNAGO


ROSA AMARELA- ÓLEO SOBRE TELA- INSPIRADA EM DOUGLAS FRASQUETTI

INSPIRADA NA REVISTA PINCEL À MÃO


NABOS PARA A AMIGA JANETE


COM CARINHO... CRIS!!!






ALGUMAS DAS MINHAS ARTES

GOSTO MTO DE PINCÉIS E TINTAS....
SOU ATREVIDA!!!
DESDE PEQUENA ME ENCANTO COM AS CORES...
ARTES E REBOCOS VIRARAM PAIXÕES...
AQUI APRESENTO ALGUMAS PINCELAS...
INSPIRADAS NO AMOR ....
QUE VIVE EM MEU CORAÇÃO!!!


ORQUÍDEA ROSÁLIA- ÓLEO SOBRE TELA- 60X40
CAIXINHAS PARA PRESENTE-ACRÍLICAS COM TEXTURA E DECOUPAGE


sábado, 14 de fevereiro de 2009

O que significa MANDALA
Mandala é uma palavra sânscrita, que significa círculo. Mandala também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia.
Universalmente a mandala é o símbolo da totalidade, da integração e da harmonia.Em várias épocas e culturas, a mandala foi usada como expressão científica, artística e religiosa.É do centro da Mandala que se irradia a energia primordial, que permeia todos os seres, e que para lá retorna, num eterno vai-e-vem. Em outras palavras, o centro da Mandala representa a origem e a essência de tudo que há na Cosmos.
O poder das mandalas e dos símbolos está ligado à historia da humanidade e das religiões, que formam os arquétipos que existem no inconsciente coletivo. A importância psicológica e energética das mandalas, no entanto, está no âmbito pessoal e inconsciente.
Uma mandala é sempre um desenho sagrado, no interior do qual forças poderosas estão em movimento. As energias contidas numa mandala são regeneradoras, equilibradoras e ativadoras.
Aproveitar essas vibrações é algo bastante simples.


MANDALAS EM MOSAICO


Mandalas maravilhosas da artista JUSSARA MOREIRA vc poderá encontrar no site:




Entre vale a pena conferir!!!


BJS
CRIANÇAS

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009


DICA DE SITE CRIATIVO


Por ser educadora procuro diferentes sites que tragam novidades em lembrançinhas e esse é nota 10!
Acesse a página do KREATEVA..........
VC VAI SE APAIXONAR E CRIAR MTAS COISAS LINDAS!


http://www.kreateva.com.br/


Bjinhos

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Educar é uma arte!


A importância de conciliar Educação e Brinquedo

Educar significa, portanto, propiciar situações de conhecimentos prazerosos. Brincadeira e aprendizagem orientadas de forma integrada contribuem para o desenvolvimento das capacidades infantis. Segundo Piaget (1971: p.52), os jogos não são apenas uma forma de divertimento, mas são meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual.
Comportamento, valores, regras, informações, conhecimentos adquiridos pela prática dos adultos, chegam às crianças pelo exemplo e pela palavra. Qualquer coisa que dissermos ou mostrarmos às crianças é compelido a serem assimiladas por elas, de maneira diferente às noções adultas, o que torna a educação um processo social de construção da personalidade, de desenvolvimento integral e aprendizagem de vida, desde os primeiros dias de vida. Com a narração e a fantasia, envolve-se corpo, mente, afeto, membros, palavras, choro, riso,.
Felizmente as crianças organizam suas coisas e pensamentos por si só. Tentam, constantemente, identificar o sentido fora de seu mundo. Quem ensina tem certeza que o ambiente lúdico é o mais propício para a aprendizagem, sendo o único que produz verdadeira aprendizagem, promovendo o desenvolvimento da criança.
A possibilidade de brincar significa a capacidade de a criança crescer e se desenvolver em harmonia e integralmente como ser humano, por isso a brincadeira deve ser considerada um dos atos mais sérios e felizes de sua vida.
A medida que a criança cresce e suas brincadeiras mudam, suas atividades tornam-se mais especializadas. Brincar de bola, boneca ou carrinho não é apenas um passatempo. Reflexo e estímulo de seu desenvolvimento, a brincadeira é uma forma de atividade, graças à qual a criança explora o mundo que a rodeia, entra na posse das aptidões motoras, constitui suas bases afetivas e exercita sua criatividade. “A criatividade está no início de uma linha, o hábito, no final”. A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o “não brincar”. Se a brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação, isto implica que aquele que brinca tem o domínio da linguagem simbólica.
É preciso haver consciência da diferença existente entre a brincadeira e a realidade imediata que lhe forneceu conteúdo para realizar-se. Nesse sentido, para brincar é preciso apropriar-se de elementos da realidade imediata, para atribuir-lhes novos significados. Toda brincadeira é uma imitação transformada, no plano das emoções e das idéias, de uma realidade vivenciada. Brincar, jogar, representar, imitar, são movimentos e vida. São fases seguidas e interligadas do desenvolvimento. Tais etapas indicam aumento da vivência e do conhecimento da criança, refletem a passagem de sua descoberta corporal do ambiente até o início da socialização e aquisição de noções simbólicas. Quando a criança brinca, ela tem certa distância da vida cotidiana. Ela pertence ao mundo imaginário.
A diversidade de brincadeiras propicia a criança exteriorizar seu mundo interior de forma como ele se desenvolve e trabalha com os sentimentos nele implícito. Por isso, pais e educadores, não devem dar prioridade apenas a um tipo de brinquedo em detrimento de outros.
Não são muitos os brinquedos de que necessita para brincar, pelo contrário; se forem em demasia podem estancar e confundir a criança e suas experiências. Não precisam também de grandes espaços para realizarem as atividades, mas sim, de um recinto próprio do qual a criança se sinta dona.
A criança que brinca, investiga. Vive conectada com a fantasia e a realidade. Seu mundo é rico, criativo e está sempre em contínua mudança. Por isso, precisa ter o seu momento respeitado. Se o adulto interfere, ela interrompe o seu pensamento em plena realização, o que pode perturbar o desenvolvimento da experiência decisiva que a criança realiza ao brincar.



PARTE DA MONOGRAFIA MINHA E DA AMIGA SIRLEI EM 12/08

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

PARA MEUS AMIGOS DE PEDAGOGIA!



DIFERENÇAS ENTRE AMOR E AMIZADE


Perguntei a um sábio,

a diferença que havia entre amor e amizade,

ele me disse essa verdade...

O Amor é mais sensível,

a Amizade mais segura.

O Amor nos dá asas,

a Amizade o chão.

No Amor há mais carinho,

na Amizade compreensão.

O Amor é plantado e com carinho cultivado,

a Amizade vem faceira,

e com troca de alegria e tristeza,

torna-se uma grande e querida companheira.

Mas quando o Amor é sincero ele vem como um grande amigo,

e quando a Amizade é concreta,

ela é cheia de amor e carinho.

Quando se tem um amigo ou uma grande paixão,

ambos sentimentos coexistem

dentro do seu




SINTO MTAS SAUDADES!!!
INTERNET + ARTES COMPARTILHADAS + EDUCADOR CRIATIVO = EDUCAÇÃO DE QUALIDADE


MEU NOME É CRISTIANE POLETTO, ADORO FICAR LIGADA NA NET.... PASSEIO POR TODOS OS BLOGS DE ARTESANATOS E EDUCAÇÃO, MAS SEMPRE SONHEI EM TER UM PRA MIM...CRIEI CORAGEM... AGORA VAMOS LÁ!

SOU EDUCADORA HÁ 14 ANOS E HÁ 13 TRABALHO COM EDUCAÇÃO INFANTIL!


Quero neste blog dividir com minhas(e meus) colegas as delícias de um cotidiano escolar! Nas datas comemorativas trocar idéias de lembrançinhas e artesanatos produzidos tanto por nós quanto pelas crianças...

Vamos nos divertir bastante!

EMBARQUE NESTE NOVO DESAFIO!